Para os que ainda não pegaram as primeiras auto-avaliações, ei-las aqui:
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FACULDADES INTEGRAS
DE VITORIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
Curso
Especialização em Novas Tecnologias Na Educação
|
MÓDULO: METODOLOGIA
CIENTÍFICA
AUTO-AVALIAÇÃO
1
1.
Com
base nas definições que foram apresentadas, como você definiria a Ciência?
2.
Quais
os objetivos da Ciência? Reflita e compartilhe com seus colegas sobre os
benefícios que a Ciência tem trazido para a sociedade da qual você faz parte.
3.
Em
qual área da Ciência você se insere?
4.
Qual
a diferença entre Ciência e Técnologia?
5.
Classifique
as situações seguintes como senso comum (SC) ou conhecimento científico (CC) (Auto-Avaliação copiada da Apostila
Metodologia científica : educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. –
Joaçaba : UNOESC, 2006.):
(...) Segundo os ditos populares, não podemos
comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago.
(...) Angino-Rub ungüento é um composto de
cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação
descongestionante.
(...) O leite de soja sem lactose é um
alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber
leite de vaca.
(...) A certificação ISO 9001, versão 2000,
que versa sobre Sistema de Gestão da Qualidade, garante sucesso ao processo de
qualidade implantado pelas organizações.
(...) A melhor coisa para quando a criança
está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma.
(...) Se alguém tomar todos os dias uma
xícara de chá quente com ervas carqueja, espinheira santa e alcachofra), pode
emagrecer até 5 quilos por mês.
(...) O adoçante dietético é composto de
sacarina sódica e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime
alimentar.
(...) Antigamente, muitas mulheres, quando
concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça
por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda.
(...) O Instituto Nacional de Metrologia
(Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços de qualidade.
(...) Algumas mães usam algumas gotas de
leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
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DE VITORIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
Curso
Especialização em Novas Tecnologias Na Educação
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MÓDULO: METODOLOGIA
CIENTÍFICA
AUTO-AVALIAÇÃO
2
1.
(A primeira questão refere-se à
Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica : educação a
distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçaba : UNOESC, 2006).
Leia
o que é solicitado no enunciado de cada questão e responda .
1
Todo conhecimento científico é verdadeiro e definitivo. Argumente sua resposta.
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
2
Correlacione as afirmações sobre os tipos de conhecimento com as situações
apresentadas para eles.
a)
Empírico
b)
Científico
c)
Filosófico
d)
Teológico
(..)
Gelatina diet (sem adição de açúcar), contendo três vitaminas e dois sais
minerais, é indicada para quem necessita fazer tratamento de ingestão
controlada de açúcar.
(
.) O homem poderá ser produzido em série, em tubos de ensaio.
(..)
Benzer cura dor de cabeça, mas tem de ser antes do pôr do Sol.
(..) Jesus Cristo morreu na cruz para nos
salvar dos pecados.
2.
A
cerca da fundamentação do conhecimento científico, complete as frases abaixo:
a.
Utiliza
métodos ______________________________ para se chegar a “verdade”;
b.
A
_________________________ em ciência nunca é absoluta ou final, pode ser sempre
modificada ou substituída;
c.
Descreve
a natureza através de ___________________ que podem ser
______________________________________________.
d.
A
verdade sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim através de
_______________________________________________.
e.
Um
conhecimento é válido até que novas ___________________ou
_________________________ o substituam.
3.
De
que forma se consegue fundamentar um fato ou descoberta científica?
4.
Quais
os tipos de Observação Científica?
5.
Quais
os tipos de Experimentação Científica?
6.
Considerando
a sua formação, que tipo de experimentação científica você faria para obter um
conjunto de dados que pudessem colaborar para o seu conhecimento científico?
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Especialização em Novas Tecnologias Na Educação
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MÓDULO: METODOLOGIA
CIENTÍFICA
AUTO-AVALIAÇÃO
3
1.
Como
um Conhecimento Científico pode ser consolidado?
2.
Considere
as seguintes hipóteses:
a)
O
gato se assustou porque deve ter sentido a presença do Saci;
b)
Quando
tem muita formiga no açúcar é porque vai chover;
c)
Os
seres vivos surgem a partir da matéria bruta, por geração espontânea;
d)
Devido
ao estrago apresentado, acredita-se que o carro vinha a mais de 120 km/h
Considerando
os níveis de hipóteses apresentadas em sala de aula, como você classificaria
cada uma das hipóteses apresentadas acima?
3.
Dê
um exemplo de achado científico que foi divulgado pela mídia.
4.
Dê
um exemplo de um modelo matemático para um fenômeno físico, químico, biológico
ou social.
5.
Dê
um exemplo de uma teoria científica.
6.
Dê
um exemplo de uma Lei Científica
FAINTVISA – FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
ResponderExcluirESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: “METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professor: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Saulo Nunes Da Costa.
Entendo ciência como o entendimento humano dos fenômenos sociais e naturais na sua forma mais técnica.
Os objetivos da ciência são a busca da compreensão do universo, do modo que este funciona, do comportamento humano dentro desse contexto, buscando a melhoria da qualidade de vida intelectual e material. Sempre possibilitando margem para novas buscas e conclusões.
ResponderExcluirEm qual área da Ciência você se insere?
ResponderExcluirPensando em formação acadêmica posso dizer que estou inserido nas ciências puras. Contudo minha graduação é licenciatura em ciências matemáticas, e como professor entendo estar completamente comprometido e envolvido nas ciências sociais.
Qual a diferença entre Ciência e Técnologia?
ResponderExcluirA tecnologia é o desenvolvimento das técnicas e essas por sua vez são os meios que as ciências desenvolveram para resolver determinados problemas. Portanto cabe a ciência o desenvolvimento dessas técnicas e de outros conhecimentos diversos. Enfim, diferente da ciência a tecnologia não incrementa conhecimento.
Segue a sequência das afirmações quanto senso comum ou conhecimento ciêntífico:
ResponderExcluir1- SC
2- CC
3- CC
4- CC
5- SC
6- SC
7- CC
8- Sc
9- CC
10- SC
1 Todo conhecimento científico é verdadeiro e definitivo. Argumente sua resposta.
ResponderExcluirEntendo que o conhecimento é possuidor de uma verdade, mas nem sempre absoluta muito menos definitiva. O fato é que o método ciêntífico é sem dúvida a maneira mais apropriada de se obter conhecimento acerca de determinado fenômeno. Nessa linha de raciocínio podemos citar Bertrand Russell (1872-1970):
“De minha parte não tenho dúvida de que, embora mudanças graduais sejam esperadas no campo da física, as doutrinas atuais estão provavelmente mais perto da verdade do que quaisquer teorias rivais existentes. A ciência em momento algum é totalmente exata, mas raramente é inteiramente errada, e tem, como regra, mais chance de ser exata do que as teorias não-científicas. É, portanto, racional aceitá-la hipoteticamente."
RUSSELL, Bertrand. My philosophical development. 2. ed., Routledge, London: 1995, p. 13. Apud ROVER, Aires; DUARTE, Francisco;CELLA, José. CONHECIMENTO CIENTÍFICO, VERDADE E MÉTODO.
2. Em cada frase o tipo de informação segue entre parêntesis:
Excluir(Científico) Gelatina diet (sem adição de açúcar), contendo três vitaminas e dois sais minerais, é indicada para quem necessita fazer tratamento de ingestão controlada de açúcar.
(Filosófico) O homem poderá ser produzido em série, em tubos de ensaio.
(Empírico) Benzer cura dor de cabeça, mas tem de ser antes do pôr do Sol.
(Teológico) Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar dos pecados.
3 A cerca da fundamentação do conhecimento científico, complete as frases abaixo:
a) Utiliza métodos objetivos e confiáveis para se chegar a “verdade”;
b) A verdade em ciência nunca é absoluta ou final, pode ser sempre modificada ou substituída.
c) Descreve a natureza através de modelos que podem ser quantitativos ou qualitativos.
d) A verdade sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim através de modelos sucessivamente mais próximos.
e) Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam.
4.
Excluira)De que forma se consegue fundamentar um fato ou descoberta científica?
Através através da pesquisa, da experimentação, da consolidação dos fatos pela comunidade científica.
b)Quais os tipos de Observação Científica?
Assistemática; sistemática; não-participante; individual; em equipe; factual e laboratorial.
c)Quais os tipos de Experimentação Científica?
Experimentação em campo e laboratorial.
d)Considerando a sua formação, que tipo de experimentação científica você faria para obter um conjunto de dados que pudessem colaborar para o seu conhecimento científico?
Atuando como professor e não como pesquisador, creio que a pesquisa de campo é a ideal. Nesse tipo de pesquisa posso aproveitar minha prática pedagógica para estabelecer os parâmetros da minha investigação, assim como estar sempre atualizado.
FAINTVISA – FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
ResponderExcluirESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: “METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professor: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Dimas José dos Santos.
AUTO AVALIAÇÃO 1
1. Com base nas definições que foram apresentadas, como você definiria Ciência?
R: Ciência é a forma de adquirir mais conhecimento através dos métodos científicos.
2. Quais os objetivos da Ciência? Reflita e compartilhe com seus colegas sobre os benefícios que a Ciência tem trazido ara a sociedade da qual você faz parte.
R: A ciência tem como pilar a busca de uma melhor qualidade de vida. Podemos por exemplo dispor de várias colaborações feitas à sociedade através da mesma. Um exemplo é a criação de novas vacinas e formas de prevenção inteligente contra alguns tipos de doenças e insetos.
3. Em qual área da Ciência você se insere?
R: Classifico-me na área de exatas.
4. Qual a diferença entre Ciência e Tecnologia?
R: A ciência produz conhecimento, já a tecnologia produz técnicas tomando assim um passo a frente em direção a sociedade.
5. Classifique as situações seguintes como senso comum (SC) ou conhecimento científico (CC) (Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica: educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçada: UNOESC, 2006.):
(SC) Segundo os ditos populares, não podemos comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago.
(CC) Angino-Rub unguento é um composto de cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação descongestionante.
(CC) O leite de soja sem lactose é um alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber leite de vaca.
(CC) A certificação ISSO 9001, versão 2000, que versa sobre Sistema de Gestão de Qualidade, garante sucesso ao processo de qualidade implantado pelas organizações.
(SC) A melhor coisa para quando a criança está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma.
(SC) Se alguém tomar todos os dias uma xícara de chá quente com ervas carqueja, espinheira santa e alcachofra, pode emagrecer até 5 quilos por mês.
(CC) O adoçante dietético é composto de sacarina sólida e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime alimentar.
(SC) Antigamente muitas mulheres, quando concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda.
(CC) O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços de qualidade.
(SC) Algumas mães usam algumas gotas de leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
FAINTVISA – FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
ResponderExcluirESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: “METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professor: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Dimas José dos Santos.
AUTO AVALIAÇÃO 2
1. (A primeira questão refere-se à Auto- Avaliação copiada da Apostila Metodologia Científica: Educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçada: UNOESC, 2006).
Leia o que é solicitado no enunciado de cada questão e responda.
1.1 Todo conhecimento cientifico é verdadeiro e definitivo. Argumente sua resposta.
R: Não. Todo conhecimento produz ao conhecimento mais aprofundado sobre o mesmo, deixando assim com que fique em aberto para novas descobertas e resoluções.
1.2 Correlacione as afirmações sobre os tipos de conhecimento com as situações apresentadas para eles.
a) Empírico;
b) Científico;
c) Filosófico;
d) Teológico;
(Científico) Gelatina diet (sem adição de açúcar), contendo três vitaminas e dois sais minerais, é indicada para quem necessita fazer tratamento de ingestão controlada de açúcar.
(Filosófico) O homem poderá ser produzido em série, em tubos de ensaio.
(Empírico) Benzer cura dor de cabeça, mas tem de ser antes do pôr do sol.
(Teológico) Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar dos pecados.
1.3 A cerca da fundamentação do conhecimento científico, complete as frases abaixo:
a) Utiliza métodos objetivos e confiáveis para se chegar a “verdade”;
b) A verdade em ciência nunca é absoluta ou final, pode ser sempre modificada ou substituída.
c) Descreve a natureza através de modelos que podem ser quantitativos ou qualitativos.
d) A verdade sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim através de modelos sucessivamente mais próximos.
e) Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam.
1.4 De que forma se consegue fundamentar um fato ou descoberta científica?
R: Através da observação em primeiro lugar e em seguida através da experimentação.
1.5 Quais os tipos de Observação Científica?
R: Observação assistemática; sistemática; não-participante; individual; em equipe; factual e laboratorial.
1.6 Quais os tipos de Experimentação Científica?
R: Experimentação em campo e em laboratório.
1.7 Considerando a sua formação, que tipo de experimentação científica você faria para obter um conjunto de dados que pudessem colaborar para o seu conhecimento científico?
R: Experimentação em campo, pois o mesmo, iria me proporcionar ter uma amostra dos resultados no que se refere ao ambiente externo não controlado.
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ResponderExcluirESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: “METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professor: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Dimas José dos Santos.
AUTO AVALIAÇÃO 3
1. Como um conhecimento científico pode ser consolidado?
R: Através de Hipótese, achado científico, modelos científicos, teoria científica e lei científica.
2. Considere as seguintes hipóteses:
a) O gato se assustou porque deve ter sentido a presença do Saci;
b) Quando tem muita formiga no açúcar é porque vai chover;
c) Os seres vivos surgem a partir da matéria bruta, por geração espontânea;
d) Devido ao estrago apresentado, acredita-se que o carro vinha a mais de 120 km/h
Considerando os níveis de hipóteses apresentadas em sala de aula, como você classificaria cada uma das hipóteses apresentadas acima?
R: Classifico as hipóteses acima da seguinte forma:
a) Hipótese de Ocorrência;
b) Hipótese Empírica;
c) Hipótese Convalidada;
d) Hipótese Plausível.
3. Dê um exemplo de achado científico que foi divulgado pela mídia.
R: Descoberta de novas espécies de peixes no fundo do mar.
4. Dê um exemplo de um modelo matemático para um fenômeno físico, químico, biológico ou social.
R: Há uma relação direta entre a Matemática e a Física como nos coloca Bassanezi (2002:19-22):
“Nas pesquisas científicas, a Matemática passou a funcionar como agente unificador de um mundo racionalizado, sendo um instrumento indispensável para a formulação de teorias fenomenológicas fundamentais, devido, principalmente ao seu poder de síntese e de generalização.” E ainda afirma que “ As leis fundamentais da Física são formuladas matematicamente para proporcionarem uma primeira geração de modelos matemáticos que depois, são sujeitos a várias correções, algumas empíricas.”
Esta relação entre Matemática e Física torna-se tão essencial surgindo então a física - matemática, constituindo-se como afirma Paty ( 1995: 234-235) “ uma medição física propriamente dita, isto é, a elaboração explícita de conceitos físicos pensados matematicamente: sendo a matematização concebida como inerente aos conceitos, constitutiva desses, que serve para construí-los. (...) Desde então, a Física passou a substituir as determinações do real dado na experiência por esses conceitos abstratos construídos”.
5. Dê um exemplo de uma teoria científica.
R: A teoria do Big Bang. A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás.
6. Dê um exemplo de uma Lei Científica.
R: Primeira lei de Newton
“Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele."
FAINTVISA – FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
ResponderExcluirESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: “METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professor: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Arlete B L Albuquerque
Respostas
1- Podemos definir Ciência, sendo o caminho para entender tudo que acontece no universo, através da observação, do registro e da experiência.
2- É através da ciência que podemos melhorar e transformar a nossa sociedade. Ex: Na saúde, estudos sobre a AIDS e outras doenças com remédios menos agressivos, equipamentos que identificam as doenças, entre outros.
3- Área de Humanas.
4- A Ciência quer saber quando ocorreu, porque e como otimizar. Enquanto a Tecnologia quer saber o problema e rosolver.
5- SC
CC
CC
CC
SC
SC
CC
SC
CC
SC
ATIVIDADE 5
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Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
Disciplina: “Metodologia da Pesquisa Cientifica”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professora: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.
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Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação
MÓDULO: METODOLOGIA CIENTÍFICA
AUTO-AVALIAÇÃO 1
1. Com base nas definições que foram apresentadas, como você definiria a Ciência?
R – Ciência é o fruto da contribuição do pensamento filosófico constante, baseado na intuição no empirismo e na razão cujo objetivo visa a melhoria das condições de vida, evolução e a compreensão da realidade concreta e abstrata no qual o ser humano se encontra.
CRUZ, L. F. 16/03/2013
2. Quais os objetivos da Ciência? Reflita e compartilhe com seus colegas sobre os benefícios que a Ciência tem trazido para a sociedade da qual você faz parte.
R – Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, com o auxilio da tecnologia no processo de pesquisa e distribuição do conhecimento.
3. Em qual área da Ciência você se insere?
R – Nas ciências humanas e suas tecnologias.
4. Qual a diferença entre Ciência e Tecnologia?
R – Ciência é o saber sistematizado e organizado e que se utiliza de métodos para o estudo e a classificação de um determinado fenômeno; A tecnologia é o produto do conhecimento sendo utilizado e aplicado na simplificação dos processos. Exemplo: Um martelo, a roda, etc.
5. Classifique as situações seguintes como senso comum (SC) ou conhecimento científico (CC) (Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica: educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçaba : UNOESC, 2006.):
(SC) Segundo os ditos populares, não podemos comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago.
(SC) Angino-Rub ungüento é um composto de cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação descongestionante.
(CC) O leite de soja sem lactose é um alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber leite de vaca.
(CC) A certificação ISO 9001, versão 2000, que versa sobre Sistema de Gestão da Qualidade, garante sucesso ao processo de qualidade implantado pelas organizações.
(SC) A melhor coisa para quando a criança está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma.
(SC) Se alguém tomar todos os dias uma xícara de chá quente com ervas carqueja, espinheira santa e alcachofra), pode emagrecer até 5 quilos por mês.
(CC) O adoçante dietético é composto de sacarina sódica e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime alimentar.
(SC) Antigamente, muitas mulheres, quando concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda.
(CC) O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços de qualidade.
(SC) Algumas mães usam algumas gotas de leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
ATIVIDADE 5 CONTINUAÇÃO
ExcluirFACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
Disciplina: “Metodologia da Pesquisa Cientifica”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professora: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.
MÓDULO: METODOLOGIA CIENTÍFICA
AUTO-AVALIAÇÃO 2
1. (A primeira questão refere-se à Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica: educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçaba: UNOESC, 2006).
Leia o que é solicitado no enunciado de cada questão e responda.
1 Todo conhecimento científico é verdadeiro e definitivo. Argumente sua resposta.
R - Todo conhecimento cientifico tem suas bases firmadas na intuição no empirismo e na razão. Porém devido ao mundo em que vivemos (Em constante transformação) muitos conceitos podem ser melhorados, reformulados ou até perder o seu valor pois o conhecimento cientifico embora seja verdadeiro ele não é definitivo.
2 Correlacione as afirmações sobre os tipos de conhecimento com as situações apresentadas para eles.
a) Empírico – Experimentação.
b) Científico – Racional.
c) Filosófico – Reflexivo. Abstrato e Concreto.
d) Teológico – Espiritual.
(Científico) Gelatina diet (sem adição de açúcar), contendo três vitaminas e dois sais minerais, é indicada para quem necessita fazer tratamento de ingestão controlada de açúcar.
(Empírico) O homem poderá ser produzido em série, em tubos de ensaio.
(Teológico) Benzer cura dor de cabeça, mas tem de ser antes do pôr do Sol.
(Filosófico) Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar dos pecados.
2. A cerca da fundamentação do conhecimento científico, complete as frases abaixo:
a. Utiliza métodos Objetivos para se chegar a “verdade”;
b. A Verdade em ciência nunca é absoluta ou final, pode ser sempre modificada ou substituída;
c. Descreve a natureza através de modelos que podem ser quantitativos ou qualitativos.
d. A verdade sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim através de modelos mais aproximados.
e. Um conhecimento é válido até que novas observações ou esperimentações o substituam.
3. De que forma se consegue fundamentar um fato ou descoberta científica?
R – Pela razão. Fundamentada na observação e também na experimentação.
4. Quais os tipos de Observação Científica?
R – Empirismo – Intuição e Razão.
5. Quais os tipos de Experimentação Científica?
R - Estatística; Pesquisa de campo; Fontes Bibliográficas (De Artigos Científicos).
6. Considerando a sua formação, que tipo de experimentação científica você faria para obter um conjunto de dados que pudessem colaborar para o seu conhecimento científico?
R - Pesquisas Bibliográficas;
ATIVIDADE 5 CONTINUAÇÃO FINAL
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Curso Especialização em Novas Tecnologias Na Educação.
Disciplina: “Metodologia da Pesquisa Cientifica”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professora: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Luciano Ferreira da Cruz.
MÓDULO: METODOLOGIA CIENTÍFICA
AUTO-AVALIAÇÃO 3
1. Como um Conhecimento Científico pode ser consolidado?
R – Pela analise dos dados de pesquisas.
2. Considere as seguintes hipóteses:
a) O gato se assustou porque deve ter sentido a presença do Saci;
R – Consequência.
b) Quando tem muita formiga no açúcar é porque vai chover;
R – Consequência.
c) Os seres vivos surgem a partir da matéria bruta, por geração espontânea;
R – Determinista.
d) Devido ao estrago apresentado, acredita-se que o carro vinha a mais de 120 km/h
R - Determinista.
Considerando os níveis de hipóteses apresentadas em sala de aula, como você classificaria cada uma das hipóteses apresentadas acima?
3. Dê um exemplo de achado científico que foi divulgado pela mídia.
R – As pinturas rupestres achadas pela pesquisadora Niede Guidon (Arqueóloga) em São Raimundo Nonato na Serra da Capivara, interior do Piauí – (PI). BR
4. Dê um exemplo de um modelo matemático para um fenômeno físico, químico, biológico ou social.
R – Modelos
Modelo Matemático: O teorema de Pitágoras. Sendo c o comprimento da hipotenusa e a e b os comprimentos dos catetos, o teorema pode ser expresso por meio da seguinte equação: c2 = a2 + b2 ou seja o quadrado da Hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.
Modelo Matemático para um fenômeno Químico: A formula da densidade é um bom exemplo: D=m/v ou seja Densidade = Massa / Volume.
“A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).”
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/densidade.htm
Modelo Biológico: É muito utilizada em Biologia a probabilidade e estatística. Exemplos:
“a probabilidade é utilizada para determinar, por exemplo, qual a probabilidade de nascerem "n" gatos cinzas, ou "n" gatos marrons, ou "n" gatos pretos ou "n" gatos brancos de um casal onde a gata é marrom e o gato é preto.”
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071017203138AAT9TDC
Também são aplicados na biologia: Logaritmos, exponenciais, polinômios etc.
Modelo Social: a representação da sociedade utilizando-se de um triangulo; ou a classificação de classe sociais. Utilizando-se de frações 1/3 da população de determinada região não tem água encanada.
Modelo matemático aplicado em Química: C + O2 CO2 Exemplo de reação exotérmica entre carbono e oxigênio (Combustão).
5. Dê um exemplo de uma teoria científica.
R - A teoria do Big Bang (A grande explosão). Que fala sobre o desenvolvimento inicial de todo o Universo.
Exemplo: THC - O Universo Episódio 01 - Além do Big Bang [Dublado]
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zapgDvSuBII
6. Dê um exemplo de uma Lei Científica.
R – A Lei da Gravidade. Que foi formulada pelo cientista Inglês Isaac Newton. (Muito conhecido como físico).
FAINTVISA – FACULDADE INTEGRADA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
ResponderExcluirESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: “METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professor: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: José Ronaldo da Silva
Auto-avaliação 1
1- Com base nas definições que foram apresentadas, como você definiria a ciência?
Ciência (do latim scientia, traduzido por “conhecimento”) seria organizar um método científico a traveis de pesquisas dando sentidos lógicos para a pesquisa posta em questão.
2- Quais os objetivos da ciência? Reflita e compartilhe com seus colegas sobre os benefícios que a ciência tem trazido para a sociedade da qual você faz parte.
Construir, Renovar e explicar fenômenos antes inexplicáveis a uma teoria que tenha sentido.
A ciência é de extrema importância, pois é a base para o desenvolvimento de uma nação! Quanto menos o país investe em Ciência, mais atrasado ele fica. O maior propósito da Ciência é proporcionar maior qualidade de vida para a sociedade. A ciência anda de mãos juntas com a tecnologia, sendo assim responsável, pela cura de doenças e aparelhos que facilitam a vida da sociedade, etc.
3- Em qual área da ciência você se insere?
Na área de exatas
4- Qual a diferença entre ciência e tecnologia?
A ciência é construída com a capacidade de comprovação, previsível e que foi agrupado em especialidades, baseado em método e de um saber sistemático do estudo já a tecnologia é feita para se fazer algo. Logo ciência é aquilo que você sabe e tecnologia é aquilo que você usa.
5- Classifique as situações seguintes como senso comum (SC) ou conhecimento científico (CC) (Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia Cientifica: educação a distância / (coord.) Ardinete Rover.-Joaçaba: UNOESC,2006.):
(SC) Segundo os ditos populares, não podemos comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago.
(CC) Angino-Rub unguento é um composto de cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação descongestionante.
(CC) O leite de soja sem lactose é um alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber leite de vaca.
(CC) A certificação ISSO 9001, versão 2000, que versa sobre Sistema de Gestão de Qualidade, garante sucesso ao processo de qualidade implantado pelas organizações.
(SC) A melhor coisa para quando a criança está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma.
(SC) Se alguém tomar todos os dias uma xícara de chá quente com ervas carqueja, espinheira santa e alcachofra, pode emagrecer até 5 quilos por mês.
(CC) O adoçante dietético é composto de sacarina sólida e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime alimentar.
(SC) Antigamente muitas mulheres, quando concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda.
(CC) O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços de qualidade.
(SC) Algumas mães usam algumas gotas de leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
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ResponderExcluirESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: “METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professor: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Alessandra karla André de Menezes
AUTO AVALIAÇÃO 1
1. Com base nas definições que foram apresentadas, como você definiria Ciência?
R: Ciência é todo conhecimento produzido organizado,para atender a necessidade da sociedade de uma classe, è tudo que conhecemos, que observamos.
2. Quais os objetivos da Ciência? Reflita e compartilhe com seus colegas sobre os benefícios que a Ciência tem trazido ara a sociedade da qual você faz parte.
R: os objetivos da ciênca é contribuir para melhorar a vida na sociedde.
Na descoberta de novos medicamentos, até mesmo os problemas que surgem na sociedade.
3. Em qual área da Ciência você se insere?
R: Classifico-me na área de ciências naturais.
4. Qual a diferença entre Ciência e Tecnologia?
R: A ciência produz conhecimento, já a tecnologia produz técnicas , é a aplicação da ciência seria a transmissão.
5. Classifique as situações seguintes como senso comum (SC) ou conhecimento científico (CC) (Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica: educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçada: UNOESC, 2006.):
(SC) Segundo os ditos populares, não podemos comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago.
(CC) Angino-Rub unguento é um composto de cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação descongestionante.
(CC) O leite de soja sem lactose é um alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber leite de vaca.
(CC) A certificação ISSO 9001, versão 2000, que versa sobre Sistema de Gestão de Qualidade, garante sucesso ao processo de qualidade implantado pelas organizações.
(SC) A melhor coisa para quando a criança está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma.
(SC) Se alguém tomar todos os dias uma xícara de chá quente com ervas carqueja, espinheira santa e alcachofra, pode emagrecer até 5 quilos por mês.
(sC) O adoçante dietético é composto de sacarina sólida e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime alimentar.
(SC) Antigamente muitas mulheres, quando concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda.
(CC) O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços de qualidade.
(SC) Algumas mães usam algumas gotas de leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
correção do iten 3.
Excluirresposta é ciência puras.
FAINTVISA – FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
ResponderExcluirESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: “METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA”.
Coordenador: Msc. Adegundes Maciel.
Professor: Dr.ª Edvane Borges.
Aluno: Alessandra karla André de Menezes
(A primeira questão refere-se à Auto- Avaliação copiada da Apostila Metodologia Científica: Educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçada: UNOESC, 2006).
Leia o que é solicitado no enunciado de cada questão e responda.
1.1 Todo conhecimento cientifico é verdadeiro e definitivo. Argumente sua resposta.
R: Não. Pois tudo que a ciência produz, de pesquisa e leis pode ser revalidadas pois não existe conhecimento pronto e acabado.
1.2 Correlacione as afirmações sobre os tipos de conhecimento com as situações apresentadas para eles.
a) Empírico;
b) Científico;
c) Filosófico;
d) Teológico;
(Científico) Gelatina diet (sem adição de açúcar), contendo três vitaminas e dois sais minerais, é indicada para quem necessita fazer tratamento de ingestão controlada de açúcar.
(Filosófico) O homem poderá ser produzido em série, em tubos de ensaio.
(Empírico) Benzer cura dor de cabeça, mas tem de ser antes do pôr do sol.
(Teológico) Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar dos pecados.
1.3 A cerca da fundamentação do conhecimento científico, complete as frases abaixo:
a) Utiliza métodos objetivos e confiáveis para se chegar a “verdade”;
b) A verdade em ciência nunca é absoluta ou final, pode ser sempre modificada ou substituída.
c) Descreve a natureza através de modelos que podem ser quantitativos ou qualitativos.
d) A verdade sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim através de modelos sucessivamente mais próximos.
e) Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam.
1.4 De que forma se consegue fundamentar um fato ou descoberta científica?
R: Através da observação em primeiro lugar e em seguida através da experimentação.
1.5 Quais os tipos de Observação Científica?
R: Observação assistemática; sistemática; não-participante; individual; em equipe; factual e laboratorial.
1.6 Quais os tipos de Experimentação Científica?
R: Experimentação em campo e em laboratório.
1.7 Considerando a sua formação, que tipo de experimentação científica você faria para obter um conjunto de dados que pudessem colaborar para o seu conhecimento científico?
R: Experimentação em campo, contribuiria para explicações de fenômenos matemática área em que tenho desempenhado no ensino de matemática,buscaria intervenções na própria prática escolar.
FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
ResponderExcluirCURSO ESPECIALIZAÇÃO NOVAS TENOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Coordenador: Adegundes Maciel
Professorra: Drª Edvane Borges
Aluna :Alessandra Karla André de Menezes
1- Como o conhecimento científico pode ser consolidado?
R- O conhecimento científico pode ser consolidado através da
Hipótese, achado científico, modelo científico, teoria científica, lei cientifica.
2- Considere as seguintes hipóteses:
a) O gato se assustou porque deve ter sentido a presença do saci;
b) Quando tem muita formiga no açúcar é porque vai chover;
c) Os seres vivos surgem a partir da matéria Bruta, por geração espontânea;
d) Devido ao estrago apresentado, acredita-se que o carro vinha a mais de 120 Km/h.
R - a) hipótese de ocorrência
b) hipótese de ocorrência
c)hipótese covalidades
d)hipótese covalidade
3-Dê um exemplo de achado cientifico que foi divulgado na mídia.
A EFICÁCIA DA POMPAGE, NA COLUNA CERVICAL, NO TRATAMENTO DA CEFALÉIA DO TIPO TENSIONAL.
fisioterapiapucminas.blogspot.com/…page.html
4-Dê um exemplo de um modelo matemático para um fenômeno físico, químico, biológico ou social.
A função matemática que descreve o fenômeno físico é uma equação logarítmica.
fenômeno de ondas sonoras, como calcular a intensidade dessas ondas .
b = 10 log I/I0 onde I0 corresponde ao menor nível de intensidade que o ouvido humano pode captar. I0 = 10-12 W/m2 (no SI).
www.feg.unesp.br/…b_finais/TrabalhoAndre.pdf
Fenômeno Químicos
Considere o tanque de mistura perfeita indicado na Figura 3, no qual entra um líquido com taxa volumétrica F0 (m³/min) e volume específico ρ0 (kg/m³). O volume de líquido no tanque é V (m³) e seu volume específico ρ. A taxa volumétrica de saída do tanque é F, e a massa específica da corrente de saída é a mesma do líquido no tanque.
O sistema, para o qual desejamos escrever a equação da continuidade global é toda a fase líquida no tanque. Chamamos este sistema de macroscópico, em oposição ao sistema microscópico, desde que ele é de tamanho definido e finito. O balanço de massa é em volta de todo o tanque, e não apenas em um elemento diferencial dentro do tanque.
Figura 3 - Tanque de Mistura Perfeita.
As unidades desta equação são massa
tempo volumevolume dt d ρ
tempo massa tempo volume volume tempo massa
F =×≡ tempo volume massa
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAjnsAF/usos-modelos-matematicos-processos-quimicos?part=2
Fenômeno biológicos:
O modelo apresentado utilizara, para analise de tumores sólidos e inserção de um fator de tratamento.
Equação de GOMPERTZ
dN/dt=r Nln k/n
N0=n_0
5- Dê um exemplo de uma teoria cientifica.
Teoria da relatividade publicada em 1905 por Albert Einsten.
6- Dê um exemplo de Lei científica.
Lei da gravitação universal.
“Dois pontos materiais atraem-se com forças cuja intensidade são proporcionais ás suas massa e inversamente proporcionais
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ResponderExcluirCURSO ESPECIALIZAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
MÓDULO: METODOLOGIA CIENTÍFICA
COORDENADOR: Adegundes Maciel
Aluno(a): Léia Soares de Melo
Profª. Drª Edvane Borges
AUTO AVALIAÇÃO 1
1. Ciência é o meio pelo qual se adquire conhecimento sobre algo.
2. Os objetivos da ciência são investigar e constatar as informações. O estudo científico, tem sido de crucial importância para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho.
3. Ciências humanas. Atuo como professora/educadora nas disciplinas de história e filosofia.
4. A tecnologia é um objeto da ciência. É o meio pelo qual a ciência acontece. Já a ciência é a pratica, é o uso da tecnologia para obter resultados (conhecimento).
5. SC/CC/CC/CC/SC/SC/CC/SC/CC/SC
AUTO AVALIAÇÃO 2
1. Todo conhecimento cientifico é verdadeiro. No entanto, não há conhecimento definitivo. o conhecimento cientifico é verdadeiro por ser fruto de analises, experimentações, provas. Isso, apenas, não o torna definitivo, pelo fato de haver constantes mudanças na realidade que podem trazer novas informações que podem validar ou refutar o conhecimento já estabelecido.
2. a) científico
b) filosófico
c) empírico
d) teológico
3. a) cientifico
b) verdade
c) fenômenos
d) experimentação
e) evidências, teorias
3. Através da experimentação, da prova, de evidencias que promovem que algo é mais do que uma teoria.
4.
5.
6. Por ser historiadora, utilizaria o método da pesquisa – questionários, entrevistas, depoimentos, imagens e/ou vídeos – para agregar um dado novo ao meu conhecimento e assim colaborar com o conhecimento de outrem.
AUTO AVALIAÇÃO 3
1. Através da analise, experimentação, prova e publicação.
2. a) Senso comum
b) Senso comum
c) Conhecimento Científico
d) Conhecimento científico
3. * Impressão de órgãos humanos, em impressoras 3D
* Possível cura da AIDS
* Cura da diabetes, por tratamento com células tronco.
4. P.A. Thomas Malthus aumento da população X produção de alimentos.
5. Teoria da evolução, baseada nas ideias/descobertas de Darwin.
(SC) Segundo os ditos populares, não podemos comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago.
ResponderExcluir(CC) Angino-Rub unguento é um composto de cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação descongestionante.
(CC) O leite de soja sem lactose é um alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber leite de vaca.
(CC) A certificação ISSO 9001, versão 2000, que versa sobre Sistema de Gestão de Qualidade, garante sucesso ao processo de qualidade implantado pelas organizações.
(SC) A melhor coisa para quando a criança está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma.
(SC) Se alguém tomar todos os dias uma xícara de chá quente com ervas carqueja, espinheira santa e alcachofra, pode emagrecer até 5 quilos por mês.
(CC) O adoçante dietético é composto de sacarina sólida e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime alimentar.
(SC) Antigamente muitas mulheres, quando concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda.
(CC) O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços de qualidade.
(SC) Algumas mães usam algumas gotas de leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
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Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Professora: Drª Edvane Borges
Aluno: Jaime J. Cavalcanti de Lira (abril / 2013)
AUTO-AVALIAÇÃO 1
1. Com base nas definições que foram apresentadas, como você definiria a Ciência?
R. Ciência é o conhecimento, é a observação das coisas ou dos fenômenos para o aperfeiçoamento. É um modo de compreender e analisar o mundo empírico e a busca do conhecimento científico.
2. Quais os objetivos da Ciência?
R. Melhoria da qualidade de vida intelectual e material. Desenvolver a capacidade de observar e selecionar os dados que são obtidos, que tem como benefícios: A busca da informação, entretenimento e é claro, endossar a responsabilidade dos indivíduos para obter algumas habilidades, atitudes e conhecimento.
3. Em qual área da Ciência você se insere?
R. Eu me insiro na área das Ciências exatas e da Natureza.
4. Qual a diferença entre Ciência e Tecnologia?
R. Ciência é o conhecimento. Tecnologia é o aperfeiçoamento desse conhecimento...
5. Classifique as situações seguintes como senso comum (SC) ou conhecimento científico (CC).
(Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica: educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçaba : UNOESC, 2006.):
(SC) Segundo os ditos populares, não podemos comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago.
(CC) Angino-Rub ungüento é um composto de cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação descongestionante.
(CC) O leite de soja sem lactose é um alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber leite de vaca.
(SC) A certificação ISO 9001, versão 2000, que versa sobre Sistema de Gestão da Qualidade, garante sucesso ao processo de qualidade implantado pelas organizações.
(SC) A melhor coisa para quando a criança está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma.
(CC) Se alguém tomar todos os dias uma xícara de chá quente com ervas carqueja, espinheira santa e alcachofra), pode emagrecer até 5 quilos por mês.
(CC) O adoçante dietético é composto de sacarina sódica e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime alimentar.
(SC) Antigamente, muitas mulheres, quando concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda.
(CC) O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços de qualidade.
(SC) Algumas mães usam algumas gotas de leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
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Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Professora: Drª Edvane Borges
Aluno: Jaime J. Cavalcanti de Lira (abril / 2013)
AUTO-AVALIAÇÃO 2
(A primeira questão refere-se à Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica: educação à distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçaba: UNOESC, 2006).
Leia o que é solicitado no enunciado de cada questão e responda.
1. Todo conhecimento científico é verdadeiro e definitivo. Argumente sua resposta.
R. Nem sempre é verdadeiro. O Conhecimento Científico está sempre se aperfeiçoando em busca de novas descobertas, novos produtos e melhoria das pesquisas. pode ser sempre modificada ou substituída, logo, não pode ser definitivo.
2. Correlacione as afirmações sobre os tipos de conhecimento com as situações apresentadas para eles.
a) Empírico
b) Científico
c) Filosófico
d) Teológico
(b) Gelatina diet (sem adição de açúcar), contendo três vitaminas e dois sais minerais, é indicada para quem necessita fazer tratamento de ingestão controlada de açúcar.
(c) O homem poderá ser produzido em série, em tubos de ensaio.
(a) Benzer cura dor de cabeça, mas tem de ser antes do pôr do Sol.
(d) Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar dos pecados.
3. A cerca da fundamentação do conhecimento científico, complete as frases abaixo:
a. Utiliza métodos objetivos e confiáveis para se chegar a “verdade”;
b. A verdade em ciência nunca é absoluta ou final, pode ser sempre modificada ou substituída;
c. Descreve a natureza através de modelos que podem ser Quantitativos ou Qualitativos.
d. A verdade sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim através de modelos sucessivamente mais próximos.
e. Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam.
4. De que forma se consegue fundamentar um fato ou descoberta científica?
R. Através de coletas de dados, da observação e da experimentação.
5. Quais os tipos de Observação Científica?
R. Observação Sistemática, Assistemática, Individual, Não participante, em equipe, factual e laboratorial.
6. Quais os tipos de Experimentação Científica?
R. Experimentação em Campo e experimentação em laboratório
7. Considerando a sua formação, que tipo de experimentação científica você faria para obter um conjunto de dados que pudessem colaborar para o seu conhecimento científico?
R. Considerando minha formação, seria fundamental fazer a experimentação em campo, pois, seria mais benéfico para obter os dados que colaboraria para o meu conhecimento científico.
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Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Professora: Drª Edvane Borges
Aluno: Jaime J. Cavalcanti de Lira (abril / 2013)
AUTO-AVALIAÇÃO 3
1.Como um Conhecimento Científico pode ser consolidado?
R. Através do conhecimento científico: Verificável (onde as afirmações podem ser comprovadas)
2.Considere as seguintes hipóteses:
a) O gato se assustou porque deve ter sentido a presença do Saci;
-Hipótese de Ocorrência> Não encontram apoio nas evidências experimentais dos fatos
b) Quando tem muita formiga no açúcar é porque vai chover
–Hipótese Empírica >> Tem a seu favor algumas evidências experimentais preliminares que justificam a escolha das suposições e das correlações estabelecidas com as teorias e leis existentes.
c) Os seres vivos surgem a partir da matéria bruta, por geração espontânea;
–Hipótese Convalidada >> Se fundamentam em um sistema de teorias, assim como as plausíveis, e ao mesmo tempo encontram apoio em evidências experimentais que ocorrem na realidade factual. Podem ser passíveis de verificação.
d) Devido ao estrago apresentado, acredita-se que o carro vinha a mais de 120 km/h
–Hipótese Plausível >> Se inter-relacionam de forma consistente com as teorias existentes. As hipóteses plausíveis são produto da dedução lógica do conhecimento científico universalmente aceito.
Considerando os níveis de hipóteses apresentadas em sala de aula, como você classificaria cada uma das hipóteses apresentadas acima?
3. Dê um exemplo de achado científico que foi divulgado pela mídia.
R.Temos como exemplo: As Descobertas Arqueológicas.
4. Dê um exemplo de um modelo matemático para um fenômeno físico, químico, biológico ou social.
R. A criação de modelos matemáticos para representar e explicar o comportamento de algum fenômeno físico, químico, biológico ou até social é uma forma de melhor compreender os objetos em estudo. Como exemplo tem: Meia-vida de elementos radioativos
5. Dê um exemplo de uma teoria científica.
R. Teoria científica é o conjunto de conhecimentos que procura explicar, com alto grau de exatidão, fenômenos abrangentes da natureza, ou seja, é diferente do significado da palavra "teoria" utilizada no dia a dia, no senso comum, quando dizemos que algo “é apenas uma teoria”, no sentido de que é uma mera especulação.
Um exemplo de teoria científica é a Teoria da Evolução, que explica como espécies se transformam ao longo do tempo.
6. Dê um exemplo de uma Lei Científica
R. Lei da gravitação universal. >> Dois pontos materiais atraem-se com forças cujas intensidades são proporcionais às suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que os separa.
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ResponderExcluirCURSO ESPECIALIZAÇÃO NOVAS TENOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Professora: Drª Edvane Borges
Aluno: Jaime J. Cavalcanti de Lira (abril / 2013)
AUTO-AVALIAÇÃO 4
1. O que é Método Científico?
R. Conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas na investigação de um fenômeno.
2. O que é Metodologia Científica?
R. Conjunto de técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento de maneira sistemática.
3. Observe o seguinte texto:
“..qualquer pessoa vive diariamente cercada por métodos, ainda que não os perceba. Ao limpar a casa, você não passa, primeiro, o pano molhado, para, depois, varrer o chão; ao fazer um churrasco, você não assa a carne antes de colocar o sal e os temperos; ao comer uma laranja, você não a corta em pedaços para depois tirar a casca; tem de usar o método adequado para atingir um objetivo tão simples.” Galliano (1986, p. 4-5).
Responda:
a)Você consegue lembrar-se de outros métodos que estão presentes na sua vida cotidiana?
R. Para correr, primeiro tive que aprender a andar, para fazer uma pós- graduação tive que fazer um curso superior, para colocar um telhado em uma casa primeiro tive que construir...
b)Analise o que existe de comum entre eles e, com base nisto, dê a sua própria definição sobre método.
R. Temos que ter uma ordem, um conhecimento prático e aplicável, que pode ser usado diretamente para um controle e ocorrências.
4. Considere o seguinte exemplo:
Uma pessoa tem um sapato e uma meia. Se não seguir a ordem correta das ações, primeiro a pessoa calçará o sapato, depois verificará que não é possível pôr a meia. Já calçado com o sapato, assim, terá de descalçá-lo, para então colocar a meia e novamente calçá-lo.
Com relação ao Método Científico, o que o exemplo acima quer passar?
R. Que temos uma ordem a seguir. Não podemos pular etapas pré-definidas... Fazendo isso o resultado não será alcançado.
5. Preencha os espaços em branco com uma palavra que complete corretamente a afirmativa:
a. O Método Científico é um conjunto de procedimentos sistemáticos que devem ser seguidos, para a realização de trabalhos científicos acadêmicos, a fim de dar ordenamento ao assunto abordado, de forma fidedigna, havendo maior possibilidade de generalizar os resultados para outros casos.
b. Classificamos como método indutivo aquele que parte de uma análise de dados particulares, devidamente constatados, a partir dos quais podemos inferir verdades universais.
c. O método dedutivo parte do geral para chegar à realidade de casos específicos.
d. A grande diferença entre o método e a técnica é que o método estabelece o que fazer e a técnica especifica como fazer.
e. A ciência somente aceita como verdadeiro o que é confirmável mediante comprovação compatível com o método científico.
6. Qual a diferença entre o Método Indutivo e o Método Dedutivo?
O método indutivo proposto por Galileu baseia-se no princípio da formulação de uma lei geral a partir da observação de alguns casos particulares. (Generaliza os fatos ou eventos)
O método dedutivo proposto por Descartes propõe resolver problemas justificando o contexto da descoberta através da própria razão. (É necessário que as premissas sejam verdadeiras).
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Aluno: Jaime J. Cavalcanti de Lira (abril / 2013)
AUTO-AVALIAÇÃO 5
1. Quais as fases do Método Científico?
– HIPÓTESE
– OBSERVAÇÃO
– EXPERIMENTAÇÃO
– TESE / TESTAGEM
– MODELO
– GENERALIZAÇÃO e a constatação de que a hipótese levantada, para explicar o fato observado, é confirmada pela experimentação e transformada em teoria ou lei.
2. Preencha os espaços em branco com uma palavra que complete corretamente a afirmativa:
a. Os objetivos de um método constituem-se em declarações claras e explicitas do “para que se deseja estudar o fenômeno ou assunto”, ou seja, o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa.
b. O conceito de problema de pesquisa pode ser entendido como uma questão que desperta interesse e curiosidade, mas cujas informações existentes parecem não ser suficientes para a sua solução;
c. A hipótese é uma resposta antecipada do pesquisador, que a deduziu da revisão bibliográfica;
d. Nos estudos qualitativos, a explicação da hipótese, segundo a compreensão de alguns autores, não é obrigatória. Contudo, uma hipótese de pesquisa pode orientar a estruturar o trabalho.
e. O referencial teórico é a construção de uma base conceitual, organizada e sistematizada, do conhecimento disponível;
f. O dado experimental é a busca de informações, quantitativas ou qualitativas, sobre a variável a ser estudada no fenômeno a ser pesquisado
3. Quando estabelecemos um método científico e queremos avaliar um fenômeno, quais são os tipos de variáveis que são trabalhadas?
R. Depois de definidas as fontes de dados e o tipo de pesquisa, que pode ser de campo ou de laboratório, devemos levantar as técnicas a serem utilizadas para a coleta de dados, destacando-se: questionários, entrevistas, observação, formulários e discussão em grupo.
4. Em que consiste a etapa de análise e interpretação de resultados no Método Científico?
R. O leitor analisa e critica o que foi escrito, podendo gerar amadurecimento intelectual. A síntese pessoal deve ocorrer após a problematização, isto é, o leitor deve discutir as considerações relevantes encontradas na Discussão e na Conclusão do artigo, bem como resultados que merecem mais atenção para investigação da comunidade científica.
5. De acordo com sua opinião, para que serve o Método Científico?
R. O método científico serve para se obter um resultado com fins a várias ciências, ou seja, para fornecer subsídios necessários na busca de um resultado para a hipótese pesquisada.
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AUTO-AVALIAÇÃO 6
1. Dê a sua própria definição de Pesquisa
R. Pesquisa é a analise que um indivíduo faz de em uma ou mais áreas de conhecimento para levar a diante algo que pode vir a ser um futuro projeto.
2. Qual a diferença entre Pesquisa e Desenvolvimento?
PESQUISA é utilizada para a descoberta de novos conhecimentos.
DESENVOLVIMENTO é a aplicação destes novos conhecimentos para se obter resultados práticos.
3. Na sua concepção, porque realizamos pesquisa?
R. Realizamos uma pesquisa para que o trabalho seja planejado com sucesso a fim de dar ordenamento ao assunto abordado, de forma fidedigna, havendo maior possibilidade de generalizar os resultados para outros casos.
4. Quais as diferenças entre Pesquisa Básica e Pesquisa Aplicada?
PESQUISA BÁSICA Consiste na aquisição do conhecimento sobre a natureza sem finalidades práticas ou imediatas.
PESQUISA APLICADA Consiste na utilização do conhecimento da pesquisa básica e da tecnologia para se obter aplicações práticas como produtos ou processos.
5. Ao pensar em sua Monografia de Especialização, qual o procedimento de pesquisa que você pensa adotar?
R. Primeiro escolher um tema e ver qual a melhor metodologia a ser aplicada. Em seguida coletar dados, analisar os resultados e por fim rever toda a redação e apresentar o trabalho científico...
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AUTO-AVALIAÇÃO 7
1. Agora que você já tem uma noção de como acontece o processo de elaboração de projetos, correlacione as afirmações sobre as etapas do projeto, assinalando a alternativa que corresponde à resposta correta.
a) Justificativa
b) Problema de pesquisa
c) Objetivos
d) Referencial teórico
e) Amostra
f) Instrumento
g) Metodologia
h) Cronograma e orçamento
i) Referências bibliográficas
( d ) relaciona as obras que foram utilizadas na pesquisa bibliográfica ou na revisão da literatura.
( e ) parte da totalidade dos componentes do universo a ser investigado, selecionados da população total.
( i ) contém as citações sobre estudos de autores, que fundamentam o trabalho.
( c ) define o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa, utilizando verbos no infinitivo que sugiram uma ação específica, para chegar à solução do problema.
( b ) é uma dúvida ou interesse em revelar algo; delimita o campo a ser estudado.
( a ) ressalta a importância da pesquisa e contempla o que ela irá beneficiar, quando da sua aplicação.
( h ) define o planejamento das etapas de aplicação do projeto e a previsão de despesas na realização da pesquisa.
( g ) define as etapas da aplicação de um projeto como: tipo de pesquisa, população/amostra, instrumentos, coleta de dados, análise dos dados e definição dos termos.
( f ) formado por questionários, entrevistas, formulários etc, delimitando conforme o tipo de pesquisa.
Jaime Cavalcanti
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ResponderExcluirFACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA
ResponderExcluirCURSO ESPECIALIZAÇÃO NOVAS TENOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Professora: Drª Edvane Borges
Aluno(a)ANA MÁRCIA
1- É fruto de um dos elementos mais essências do ser humano.
2- É buscar respostas para todas as coisas. Estuda o comportamento humano dentro do meio social onde vive, quando relacionado a um problema, a uma dúvida, a uma questão que precisa de resposta.
3- Ciências exatas.
4- É uma aplicação prática do conhecimento ciêntifíco em diversas áreas de pesquisa. E a ciência é todo conhecimento adquirido através do estudo ou da prática.
5-Classifique as situações seguintes como senso comum (SC) ou conhecimento científico (CC).
(Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica: educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçaba : UNOESC, 2006.):
(SC) Segundo os ditos populares, não podemos comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago.
(CC) Angino-Rub ungüento é um composto de cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação descongestionante.
(CC) O leite de soja sem lactose é um alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber leite de vaca.
(SC) A certificação ISO 9001, versão 2000, que versa sobre Sistema de Gestão da Qualidade, garante sucesso ao processo de qualidade implantado pelas organizações.
(SC) A melhor coisa para quando a criança está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma.
(CC) Se alguém tomar todos os dias uma xícara de chá quente com ervas carqueja, espinheira santa e alcachofra), pode emagrecer até 5 quilos por mês.
(CC) O adoçante dietético é composto de sacarina sódica e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime alimentar.
(SC) Antigamente, muitas mulheres, quando concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda.
(CC) O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços de qualidade.
(SC) Algumas mães usam algumas gotas de leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
AUTO AVALIAÇÃO 2
ResponderExcluir1- Todo conhecimento científico é real. por que lida com ocorrências ou fatos mas não é definitivo.
2-(científico)
(filosófico)
(Empírico)
(Teologico)
3- a)Utiliza métodos objetivos e confiáveis para se chegar a verdade.
b)A verdade em ciência nunca é absoluta ou final, pode ser sempre modificada ou substutuída.
c)Descreveu a natureza através de modelos que podem ser quantitativos ou qualitativos.
d) Averdade sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim através de modelos sucessivamente mais próximos
e)Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam.
4- Através de observações e experimentações.
ResponderExcluir5- sistemática, Individual, por equipe, laboratorial, método científico.
6- Experimentação em laboratório.
7-Utilizaria imagens e / ou vídeos experimentação e pesquisas bibliográficas.
FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
ResponderExcluirCURSO ESPECIALIZAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
MÓDULO: METODOLOGIA CIENTÍFICA
COORDENADOR: Adegundes Maciel
Aluno(a): Valdiriana Costa de Moura Negromonte
Profª. Drª Edvane Borges
AUTO-AVALIAÇÃO 1
1. Com base nas definições que foram apresentadas, como você definiria a Ciência?
R. Ciência é um conhecimento adquirido através de uma investigação para explicar algo.
2. Quais os objetivos da Ciência? Reflita e compartilhe com seus colegas sobre os benefícios que a Ciência tem trazido para a sociedade da qual você faz parte.
R. Desenvolver novos conhecimentos para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Temos como exemplo os novos tratamentos desenvolvidos para determinadas doenças graves.
3. Em qual área da Ciência você se insere?
R. Ciências exatas
4. Qual a diferença entre Ciência e Tecnologia?
R. A diferença é que a ciência desenvolve conhecimento, e a tecnologia aplica o que foi desenvolvido pela ciência.
5. Classifique as situações seguintes como senso comum (SC) ou conhecimento científico (CC) (Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica : educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçaba : UNOESC, 2006.):
( SC) Segundo os ditos populares, não podemos comer uva e melancia ao mesmo tempo, porque isso causa dor de estômago.
(CC) Angino-Rub ungüento é um composto de cânfora e mentol + associações e é indicado ao alívio da tosse e ação descongestionante.
(CC) O leite de soja sem lactose é um alimento com proteína isolada de soja e é indicado para quem não pode beber leite de vaca.
(CC) A certificação ISO 9001, versão 2000, que versa sobre Sistema de Gestão da Qualidade, garante sucesso ao processo de qualidade implantado pelas organizações.
(SC) A melhor coisa para quando a criança está agitada é o benzimento; com isso, imediatamente, ela se acalma.
(SC) Se alguém tomar todos os dias uma xícara de chá quente com ervas carqueja, espinheira santa e alcachofra), pode emagrecer até 5 quilos por mês.
(CC) O adoçante dietético é composto de sacarina sódica e ciclamato de sódio e utilizado por quem está fazendo regime alimentar.
(SC) Antigamente, muitas mulheres, quando concebiam um filho, ficavam de resguardo na alimentação e não lavavam a cabeça por 40 dias, porque isso poderia causar problemas de saúde para a vida toda.
(CC) O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) cuida da normalização de produtos e serviços de qualidade.
(SC) Algumas mães usam algumas gotas de leite materno para curar a dor de ouvido das crianças.
AUTO-AVALIAÇÃO 2
Excluir1. (A primeira questão refere-se à Auto-Avaliação copiada da Apostila Metodologia científica : educação a distância / (coord.) Ardinete Rover. – Joaçaba : UNOESC, 2006).
Leia o que é solicitado no enunciado de cada questão e responda .
1 Todo conhecimento científico é verdadeiro e definitivo. Argumente sua resposta.
R. O conhecimento é comprovado através de procedimentos, porem não é definitivo pois está sempre em processo de contrução.
2 Correlacione as afirmações sobre os tipos de conhecimento com as situações apresentadas para eles.
a) Empírico
b) Científico
c) Filosófico
d) Teológico
(b) Gelatina diet (sem adição de açúcar), contendo três vitaminas e dois sais minerais, é indicada para quem necessita fazer tratamento de ingestão controlada de açúcar.
(c) O homem poderá ser produzido em série, em tubos de ensaio.
(a) Benzer cura dor de cabeça, mas tem de ser antes do pôr do Sol.
(d) Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar dos pecados.
2. A cerca da fundamentação do conhecimento científico, complete as frases abaixo:
a. Utiliza métodos objetivos e confiáveis para se chegar a “verdade”;
b. A verdade em ciência nunca é absoluta ou final, pode ser sempre modificada ou substituída;
c. Descreve a natureza através de modelos que podem ser Quantitativos ou Qualitativos.
d. A verdade sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim através de modelos sucessivamente mais próximos.
e. Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam.
3. De que forma se consegue fundamentar um fato ou descoberta científica?
R. Observação e Experimentação
4. Quais os tipos de Observação Científica?
R. I. Observação assistemática
II. Observação sistemática
III. Observação não-participante
IV. Observação individual
V. Observação em equipe
VI. Observação na vida factual (real)
VII. Observação em laboratório
5. Quais os tipos de Experimentação Científica?
R. I. Experimentação em campo
II. Experimentação em laboratório
6. Considerando a sua formação, que tipo de experimentação científica você faria para obter um conjunto de dados que pudessem colaborar para o seu conhecimento científico?
R. Experimentação em laboratório, onde o pesquisador tem controle total sobre as variáveis, pois o ambiente de experimentação é criado e conduzido pelo pesquisador.
AUTO-AVALIAÇÃO 3
Excluir1. Como um Conhecimento Científico pode ser consolidado?
R. I. Hipótese
II. Achado Científico
III. Modelos Científicos
IV. Teoria Científica
V. Lei Científica
2. Considere as seguintes hipóteses:
a) O gato se assustou porque deve ter sentido a presença do Saci;
R. Hipótese de Ocorrência
b) Quando tem muita formiga no açúcar é porque vai chover;
R. Hipótese Empírica
c) Os seres vivos surgem a partir da matéria bruta, por geração espontânea;
R. Hipótese Convalidada
d) Devido ao estrago apresentado, acredita-se que o carro vinha a mais de 120 km/h
R. Hipótese Plausível
Considerando os níveis de hipóteses apresentadas em sala de aula, como você classificaria cada uma das hipóteses apresentadas acima?
3. Dê um exemplo de achado científico que foi divulgado pela mídia.
O sacissauro (Sacisaurus agudoensis) foi um dinossauro ornitísquio que viveu no sul do Brasil há 220 milhões de anos, no período Triássico. É o 13° dinossauro descoberto no Brasil. O nome científico é em alusão à cidade onde o sacissauro foi encontrado, Agudo, e uma homenagem ao Saci, famosa figura do folclore brasileiro.O sacissauro é 150 milhões de anos mais antigo que o seu parente mais conhecido, o tiranossauro. Foi o primeiro dos ornitísquios a ser encontrado no Brasil, uma das duas linhagens principais dos dinossauros.
4. Dê um exemplo de um modelo matemático para um fenômeno físico, químico, biológico ou social.
R. Meia-vida de elementos radioativos e a matemática
Imagine que determinado elemento possua x átomos com atividade radioativa. Após o primeiro período de meia-vida, o número de átomos radioativos será de x/2. Em seguida, após o terceiro período de meia-vida, o número de átomos será de x/4 e x/8 após o quarto período. Analisando a sequência: x, x/2, x/4, x/8...
Podemos concluir que o termo geral é da forma:
n = x / 2^t
Onde,
n → é o número de átomos radioativos após um período de meia-vida.
x → é o número inicial de átomos radioativos do elemento.
t → é o período de meia-vida.
5. Dê um exemplo de uma teoria científica.
R. Teoria da Origem da Vida
6. Dê um exemplo de uma Lei Científica
R. Lei da Gravitação Universal - Dois pontos materiais atraem-se com forças cujas intensidades são proporcionais às suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que os separa